O Grupo AfirmAção: Acesso e Permanência
de Jovens de Comunidades Negras Rurais no Ensino Superior, integra o Programa
de Educação Tutorial/ Conexões de Saberes e objetiva apoiar estudantes das
comunidades negras rurais, contribuindo para o seu acesso e permanência
qualificada no ensino superior, mediante seu envolvimento em ações formativas
complementares ancoradas em práticas de diálogo e trocas com suas comunidades
de origem. A metodologia que vem sendo desenvolvida é a da prática social, a
partir da qual são trazidos conteúdos para a investigação e produção do
conhecimento na área da pesquisa, que, por sua vez, alimentará a prática
social, num ciclo dinâmico de trocas culturais. O Grupo foi fundado em 2010 e
ao longo destes anos atuou orientado eplo princípio da indissociabilidade entre
ensino, pesquisa e extensão.
Entre os objetivos do Grupo, podemos citar o desenvolvimento
de atividades acadêmicas com alto padrão de qualidade e excelência e buscamos
contribuir para a a elevação da qualidade da formação dos estudantes de
graduação, a diminuição da evasão e promoção do sucesso acadêmico.
No ano de 2014 o Grupo PET Afirmação, fechou o seu primeiro
ciclo de Formação, já que quando da sua formação, todos os bolssitas estavam
iniciando a sua graduação. As atividades desenvolvidas no Grupo foram expostas
no Relatório Trianual, mas entendemos que é necessário discutir o papel da
Pesquisa na formação destes estudantes e assim propomos o I Seminário Interno
de Pesquisa do Grupo ERER e PET Afirmação.
Mesa de Abertura do Seminário Interno do Grupo Peterer Afirmação
Data: 09/04/2015
Sala: Alapini mestre Didi (07)
Tema da Mesa: Brasil, Pátria Educadora? Uma reflexão sobre os problemas antigos e atuais da Universidade.
Debatedores:
Prof. Antonio Eduardo Alves Oliveira (CAHL- APUR)
Profª Karina Cordeiro (CFP- APUR)
Prof. José Raimundo Santos (CFP)
Prof. Mauricio Ferreira (CAHL)
Data: 10/04/15
Mesa de Abertura do Seminário Interno do Grupo Peterer Afirmação
Data: 09/04/2015
Sala: Alapini mestre Didi (07)
Tema da Mesa: Brasil, Pátria Educadora? Uma reflexão sobre os problemas antigos e atuais da Universidade.
Debatedores:
Prof. Antonio Eduardo Alves Oliveira (CAHL- APUR)
Profª Karina Cordeiro (CFP- APUR)
Prof. José Raimundo Santos (CFP)
Prof. Mauricio Ferreira (CAHL)
Data: 10/04/15
PROGRAMAÇÃO DOS GRUPOS DE DISCUSSÃO –
10\04\2015
GD1- PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR –
8:00 ás 9:15
Debatedora: Profª Dyane Brito (UFRB)
Luma Matos
Mestrado
em Educação do Campo (UFRB)
|
Os
desafios da permanência na universidade de estudantes egressos das escolas do
campo – análise de trajetórias
|
Patricia dos Santos
Mestrado
em Educação do Campo (UFRB)
|
Permanência em uma escola
multisseriada do subsistema derradeira, Valença-BA
|
Daniela Caldas
Graduação
em Licenciatura em Pedagogia (UFRB)
|
Trajetória
de estudantes negras de comunidade rural no CFP- UFRB
|
INTERVALO: 9:15 ás 9:30
GD2 – POLÍTICAS
AFIRMATIVAS E EDUCAÇÃO - 9:30 as 10:15
Antonia Vitória dos Santos Graduação em Licenciatura em
Matemática (UFRB)
|
As
manifestações matemáticas em uma comunidade negra rural do recôncavo da Bahia
|
Tairine Cristina Santana
Graduação
em Licenciatura em Pedagogia (UFRB)
|
O
olhar Sankofa: ressignificar a história para construir uma consciência negra
|
Manoel Alves de Araújo
Neto
Graduação
em Licenciatura em Filosofia (UFRB)
|
Rap e educação: filosofando por meio do ritmo e poesia
|
GD2 – POLÍTICAS
AFIRMATIVAS E EDUCAÇÃO (cont) - 10:45 ás 11:45
Debatedor: José Raimundo
Santos (UFRB)
Tiara Melo
Mestrado
em Estudos Interdisciplinares sobre Universidade (UFBA)
|
Democratização do Ensino
Superior: Política Pública de Cotas e a Identidade Étnica dos Estudantes
Quilombolas na Universidade federal do Recôncavo da Bahia.
|
Grayssi Araújo
Mestrado
em Estudos Interdisciplinares sobre Universidade (UFBA)
|
Produção
do Conhecimento em Jovens Universitários
|
INTERVALO
PARA ALMOÇO: 12:30
GD3 – IDENTIDADES,
CURRÍCULO E FORMAÇÃO - 14:30 as 15:15
Debatedora: Fátima
Aparecida (UFRB)
Daiane Alves dos Santos
Sampaio
Graduação
em Licenciatura em Pedagogia (UFRB)
|
Identidade
cultural e currículo do campo
|
Nélia Roque
Graduação
em Licenciatura em Pedagogia (UFRB)
|
A
representação do negro no livro didático
|
Cláudia Núbia
Graduação
em Licenciatura em Pedagogia (UFRB)
|
A
invisibilidade do negro na literatura infantil
|
INTERVALO: 15:45
GD4 – RAÇA, GÊNERO E
SEXUALIDADE – 16:00 as 17:15
Erieide Carla Silva
Graduação
em Licenciatura em Pedagogia (UFRB)
|
“Bafão Escolar”: um
estudo sobre a regulação dos corpos travestis em escolas do Vale do Jiquiriçá/BA.
|
Thaislane Lopes Macêdo
Graduação em Licenciatura em Pedagogia
(UFRB)
|
“Como
tornar-se o que se é”: A construção identitária da menina/ mulher negra no
contexto escolar.
|
Alexsandro Rabaioli Nunes
Ribeiro Mestrado em Estudos Interdisciplinares sobre
Universidade (UFBA)
|
Percepção da imagem
corporal em universitários recém ingresso
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário