I Seminário Interno

A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA NO PROCESSO DE  AFILIAÇÃO ESTUDANTIL




O Grupo AfirmAção: Acesso e Permanência de Jovens de Comunidades Negras Rurais no Ensino Superior, integra o Programa de Educação Tutorial/ Conexões de Saberes e objetiva apoiar estudantes das comunidades negras rurais, contribuindo para o seu acesso e permanência qualificada no ensino superior, mediante seu envolvimento em ações formativas complementares ancoradas em práticas de diálogo e trocas com suas comunidades de origem. A metodologia que vem sendo desenvolvida é a da prática social, a partir da qual são trazidos conteúdos para a investigação e produção do conhecimento na área da pesquisa, que, por sua vez, alimentará a prática social, num ciclo dinâmico de trocas culturais. O Grupo foi fundado em 2010 e ao longo destes anos atuou orientado eplo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.
Entre os objetivos do Grupo, podemos citar o desenvolvimento de atividades acadêmicas com alto padrão de qualidade e excelência e buscamos contribuir para a a elevação da qualidade da formação dos estudantes de graduação, a diminuição da evasão e promoção do sucesso acadêmico.
No ano de 2014 o Grupo PET Afirmação, fechou o seu primeiro ciclo de Formação, já que quando da sua formação, todos os bolssitas estavam iniciando a sua graduação. As atividades desenvolvidas no Grupo foram expostas no Relatório Trianual, mas entendemos que é necessário discutir o papel da Pesquisa na formação destes estudantes e assim propomos o I Seminário Interno de Pesquisa do Grupo ERER e PET Afirmação. 

Mesa de Abertura do Seminário Interno do Grupo Peterer Afirmação

Data: 09/04/2015
Sala: Alapini mestre Didi (07)
Tema da Mesa: Brasil, Pátria Educadora? Uma reflexão sobre os problemas antigos e atuais da Universidade.
Debatedores:
Prof. Antonio Eduardo Alves Oliveira (CAHL- APUR)
Profª Karina Cordeiro (CFP- APUR)
Prof. José Raimundo Santos (CFP)
Prof. Mauricio Ferreira (CAHL)
Data: 10/04/15


PROGRAMAÇÃO DOS GRUPOS DE DISCUSSÃO – 10\04\2015

GD1- PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR – 8:00 ás 9:15
Debatedora: Profª Dyane Brito (UFRB)
Luma Matos
Mestrado em Educação do Campo (UFRB)
Os desafios da permanência na universidade de estudantes egressos das escolas do campo – análise de trajetórias
Patricia dos Santos
Mestrado em Educação do Campo (UFRB)
Permanência em uma escola multisseriada do subsistema derradeira, Valença-BA

Daniela Caldas
Graduação em Licenciatura em Pedagogia (UFRB)
Trajetória de estudantes negras de comunidade rural no CFP- UFRB



INTERVALO: 9:15 ás 9:30

GD2 – POLÍTICAS AFIRMATIVAS E EDUCAÇÃO - 9:30 as 10:15
Antonia Vitória dos Santos Graduação em Licenciatura em Matemática (UFRB)
As manifestações matemáticas em uma comunidade negra rural do recôncavo da Bahia

Tairine Cristina Santana
Graduação em Licenciatura em Pedagogia (UFRB)
O olhar Sankofa: ressignificar a história para construir uma consciência negra

Manoel Alves de Araújo Neto
Graduação em Licenciatura em Filosofia (UFRB)
Rap e educação: filosofando por meio do ritmo e poesia



GD2 – POLÍTICAS AFIRMATIVAS E EDUCAÇÃO (cont) - 10:45 ás 11:45
Debatedor: José Raimundo Santos (UFRB)
Tiara Melo
Mestrado em Estudos Interdisciplinares sobre Universidade (UFBA)
Democratização do Ensino Superior: Política Pública de Cotas e a Identidade Étnica dos Estudantes Quilombolas na Universidade federal do Recôncavo da Bahia.

Grayssi Araújo
Mestrado em Estudos Interdisciplinares sobre Universidade (UFBA)
Produção do Conhecimento em Jovens Universitários


INTERVALO PARA ALMOÇO: 12:30

GD3 – IDENTIDADES, CURRÍCULO E FORMAÇÃO - 14:30 as 15:15
Debatedora: Fátima Aparecida (UFRB)
Daiane Alves dos Santos Sampaio
Graduação em Licenciatura em Pedagogia (UFRB)
Identidade cultural e currículo do campo
Nélia Roque
Graduação em Licenciatura em Pedagogia (UFRB)
A representação do negro no livro didático
Cláudia Núbia
Graduação em Licenciatura em Pedagogia (UFRB)
A invisibilidade do negro na literatura infantil

INTERVALO: 15:45

GD4 – RAÇA, GÊNERO E SEXUALIDADE – 16:00 as 17:15
Erieide Carla Silva
Graduação em Licenciatura em Pedagogia (UFRB)

“Bafão Escolar”: um estudo sobre a regulação dos corpos travestis em escolas do Vale do Jiquiriçá/BA.

Thaislane Lopes Macêdo
 Graduação em Licenciatura em Pedagogia (UFRB)
“Como tornar-se o que se é”: A construção identitária da menina/ mulher negra no contexto escolar.

Alexsandro Rabaioli Nunes Ribeiro  Mestrado em Estudos Interdisciplinares sobre Universidade (UFBA)
Percepção da imagem corporal em universitários recém ingresso



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