quarta-feira, julho 15, 2015

#MOBILIZA PET, NOSSA LUTA



O QUE É O PET?

O Programa de Educação Tutorial – PET é um projeto que foi implementado pelo Governo Federal com a finalidade de elevar qualitativamente o nível da tríade ensino-pesquisa-extensão nas universidades brasileiras. Os grupos PET’s são formados por estudantes de graduação e um professor (a) – tutor (a), no qual podem participar professores (as) colaboradores (as), como também estudantes voluntários (as) nos projetos do programa. 

O PET configura-se como um programa de excelência, em que o processo de afiliação está associado à qualificação dos estudantes. Ser PETiano é criar possibilidades e caminhos para uma formação diferenciada, é promover reflexões na vida acadêmica que se materializam em ações no extra muros da universidade e propicia a produção do conhecimento científico aliando o campo teórico e prático nas pesquisas. 

#MOBILIZA PET, NOSSA LUTA!

Recentemente nós, integrantes dos grupos PET’s iniciamos uma mobilização através das redes sociais, manifestando nossa insatisfação e como consideramos desrespeitosa a postura do MEC para com o nosso projeto, de forma geral, englobando tutores (as), bolsistas e voluntários (as). Ainda que tenhamos bravura e determinação, ainda que continuemos nossas inúmeras atividades, vivemos em um clima de total insegurança, visto que não temos ideia de como se encaminhará o futuro das nossas pesquisas.

Estamos resistindo (até o presente momento), mesmo sem receber o custeio para suprir as despesas do Programa. Resistindo com o atraso no pagamento das bolsas, atrasos estes que não se traduzem em dias, mas meses de espera em meio aos “trocados emprestados” que conseguimos para dar conta da vida universitária, para dar conta das nossas contas, para dar conta das despesas do programa. 

Não é só pelo dinheiro que reivindicamos, é por mais respeito as (aos) bolsistas; reivindicamos Comunicação Efetiva entre o MEC e os grupos PET’s a respeito do planejamento orçamentário. Queremos a permanência do Programa que é nossa permanência também- tanto material, quanto simbólica. Um programa de excelência não pode tratar seus tutores e bolsistas com ineficiência, com precarização. 

Nesse sentido, como poderíamos falar de permanência qualificada nestas condições? Afinal, encaramos a permanência como a possibilidade de resistir e existir, como a possibilidade de pós permanecer e construir caminhos e perspectivas para que o conhecimento científico seja produzido a partir de nossa ótica, a partir do nosso lugar. O lugar de estudante pesquisador (a), o lugar de PETiano engajado politicamente, o lugar de AfirmAção.



PET AFIRMAÇÃO

Acesso e Permanência de Jovens de Comunidades Negras Rurais no Ensino Superior




Nenhum comentário:

Postar um comentário